Apresentação

Prezados internautas, este blog foi criado com intuito de expandir a palavra Bíblica,

em meus aprendizados como cristão praticante.

Tenho por hobby, a prática da escrita e, dentre esta, também os poemas, sendo alguns destes dedicados à Sagrada Escritura.

Como não consegui, por mais que tentasse, repassá-las para quem quisesse musicá-las, pois acredito que haja esta possibilidade, apesar de não ser compositor, resolvi divulgá-las por meio eletrônico, para que não ficassem apenas em um arquivo pessoal.

Boa leitura e “Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”.

terça-feira, 4 de abril de 2017

"Páscoa"

Páscoa ou Domingo da Ressurreição.

            Caríssimos irmãos e irmãs! Como entendermos a festa que nós, o povo cristão, celebramos há bem mais de dois mil anos?
            Festa esta, reformulada a partir de Jesus Cristo, que é a principal e mais importante de todas as celebrações do ano litúrgico, a qual determina as demais datas das festas móveis cristãs, com exceção ao Advento.
            Vejamos pois, algumas citações bíblicas:
1-     “O rei deu esta ordem a todo o povo: Celebrareis a Páscoa em honra do Senhor, vosso Deus, segundo as prescrições do livro da Aliança.”(IIReis.23,21)

2-     Imolareis, em seguida, a Páscoa e santificar-vos-eis a fim de prepará-la para vossos irmãos, conforme a palavra do Senhor, transmitida por Moisés.”(IICrônicas.35,6)

3-     Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, à vista dos milagres que fazia.”(João.2,23)

4-     “Foi pela fé que mandou celebrar a Páscoa e aspergir (os portais) com sangue, para que o anjo exterminador dos primogênitos poupasse os filhos de Israel.”(Hebreus.11,28)


Logo, podemos observar, que desde antes à vinda do vosso filho, Jesus Cristo, Deus já se preocupava com seu povo e o preparava para a LIBERDADE!
E qual seria esta Liberdade?
1-    Da escravidão,
2-    Do pecado,
3-    Das preocupações mundanas e
4-    Da morte.

E qual seria o sentido desta Liberdade?
1-    A Felicidade,
2-    A Santidade,
3-    A União,
4-    A Purificação,
5-    A Filiação e
6-    A Eternidade.

E o que Ele nos pede para alcançarmos tudo isso?
1-    A Obediência,
2-    O Respeito,
3-    A Humildade,
4-    A Caridade,
5-    A Solidariedade,
6-    O Sacrifício,
7-    O Arrependimento,
8-    A Oração,
9-    A comunhão,
10-  A Esperança e
11-  A Fé.

Assim podemos concluir, que a vinda de Jesus Cristo, foi devidamente preparada para cumprir a missão lhe fora ordenada pelo Pai, ou seja, como bom pastor, apascentar e resgatar as suas ovelhas perdidas.
De acordo com o Novo Testamento, Jesus deu à refeição pascal um novo significado, pois ele preparava a si e aos seus discípulos para morte quando durante a ceia no cenáculo. Ele identificou o pão e o vinho como sendo seu corpo, que logo seria sacrificado, e seu sangue, que seria derramado, ordenando que tal gesto, fosse repetido em Sua Memória.
Ainda no mesmo livro, ensina que a ressurreição de Jesus, celebrada pela Páscoa, é o essencial fundamento da fé cristã, mistério jamais comparável. A ressurreição estabeleceu Jesus como sendo Filho de Deus e é citada como prova de que Deus irá julgar o mundo com justiça.
Portanto, interpretemos Páscoa igual à Purificação, para que sejamos dignos das promessas de Deus e possamos encontra-Lo novamente na eternidade, da mesma maneira como Ele nos criou, ou seja, à sua Imagem e Semelhança.


“Gloria in excelsis Deo” – Glória a Deus nas alturas


Antônio de Pádua Elias de Sousa
Formiga-MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário